O Joinville Stroke Biobank, primeiro biobanco de AVC na América Latina e único no Brasil, está completando 10 anos de protagonismo na pesquisa genética do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Marcando a data, um evento reunirá renomados pesquisadores na área de biobancos e AVC, além de clínicos e acadêmicos para debates e aprendizados científicos. Será nos dias 9 e 10 de maio, no campus Joinville da Univille. 

“Será um evento extraordinário, com discussões de alto nível científico voltadas à genética de AVC, oportunizando aos acadêmicos e docentes aprendizados com pesquisadores renomados no âmbito científico nacional", destaca a professora Leslie Ecker Ferreira, organizadora do evento, docente e Gerente Institucional do Joinville Stroke Biobank.

 

O biobanco

 

Atualmente, mais de 8 mil amostras de DNA estão armazenadas no biobanco da Univille. Todo esse material genético vem do sangue de pacientes que sofreram AVC e de pessoas que, apesar dos hábitos de vida semelhantes, não desenvolveram a doença. No laboratório de biologia molecular da universidade, o DNA é extraído e armazenado em ultrafreezers, com temperaturas de -80 graus Celsius, para análises genéticas com parceiros nacionais e estrangeiros.

 

“Nesses primeiros 10 anos, já foram descobertas mais de 60 novas posições no DNA relacionadas à predisposição ao AVC, além de potenciais alvos para o desenvolvimento de novos medicamentos para prevenção ou recuperação pós-AVC”, comemora o professor Paulo França, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univille.

 

O Joinville Stroke Biobank foi aprovado pelo Ministério da Saúde e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) em 2014 e atualmente integra a Rede Brasileira de Pesquisa em AVC. Também é um dos principais braços do Joinvasc, programa público de tratamento de acidente vascular cerebral (AVC) de Joinville.

 

 

 

Anjos do Biobanco

 

Durante a abertura oficial do evento, nesta quinta-feira (09/05), às 19h, será lançado o programa Anjos do Biobanco, para atrair empresas interessadas em apoiar a pesquisa genética de prevenção ao AVC. Para as contribuições de R$ 10 a 50 mil anuais, a Univille oferecerá palestras, materiais educativos e outras ações em contrapartida.

 

O evento

 

Além do resgate histórico desta primeira década de atuação e do lançamento do programa Anjos do Biobanco, a noite desta quinta-feira (9/05) terá ainda uma mesa redonda com duas referências nacionais no assunto: Antônio Hugo Campos (Rede D´Or - SP) e Gustavo Stefanoff, curador do biobanco da Fiocruz (RJ).

 

Na sexta-feira (10/05), pela manhã, outras duas mesas redondas completam a programação de debates, com destaque para a presença da Íscia Lopes Cendes (Unicamp - SP), especialista em genética de AVC. À tarde, um minicurso abordará as principais técnicas de biologia molecular usadas para a identificação de variações genéticas.Os detalhes da programação podem ser conferidos neste link para inscrições gratuitas. O recurso para o evento foi captado pela professora Leslie Ecker Ferreira através do edital  PROEVENTOS/2023 da FAPESC.

 

 

O quê: 10 Anos do Joinville Stroke Biobank, biobanco da Univille;

Quando: 9/05/24 (a partir das 18h) e 10/05/24 (a partir das 8h30) ;

Onde: Univille Campus Joinville.