Participar do processo seletivo para uma oportunidade de emprego requer, no mínimo,  experiência e um currículo formal. Mas o que fazer quando você não tem nenhum dos dois? Calma. Nós temos dicas valiosas para você montar um documento atraente aos olhos dos recrutadores, mesmo sem muita bagagem profissional.

Normalmente, jovens que estão iniciando uma graduação ou procurando seu primeiro emprego se esquecem de outros tipos de vivências que são muito úteis em qualquer tipo de trabalho. Qualquer experiência de vida pode trazer consigo um aprendizado, e se for relacionado ao seu desenvolvimento pessoal, pode e deve aparecer em um currículo iniciante. Um trabalho temporário, como vendedor de loja, por exemplo, é válido. Desde que você tenha aprendido algo útil, ele é bem-vindo no documento.

Mas mesmo que nunca tenha trabalhado em qualquer tipo de serviço, você ainda tem outras opções à sua disposição para colocar em um currículo. Voluntariado, por exemplo, é sempre bem visto pelos recrutadores, já que mostra um perfil multifuncional e versátil do candidato, além de desenvolver seu lado humano, em um mercado de trabalho cada vez mais hostil, em certas ocasiões. Ter participado de projetos premiados na escola também vale ser inserido, destacando seu trabalho em equipe e a forma como você se organizou.

Outro tipo de experiência interessante para se colocar no documento é intercâmbio. Viajar para outro país, conhecer outra cultura e fazer amigos de fora desenvolve seu espírito curioso e a sua comunicação com outras pessoas. Além disso, saber falar um idioma estrangeiro conta muito na hora de procurar emprego e abre portas com mais facilidade para você.

Para aqueles que ainda estão em dúvida quanto ao curso superior que irão fazer, há a opção de realizar um curso técnico antes e focado em determinada área. Esse tipo de ensino conta bastante em um currículo, principalmente em áreas como administração, engenharia e enfermagem. Ter conhecimentos específicos atraem os olhos dos recrutadores e aumentam suas chances de ser contratado.

Agora que você já sabe como montar um currículo sem grandes experiências profissionais, está esperando o quê pra fazer o seu? Lembre-se de todas as vivências interessantes que já teve, trabalhos informais, serviços voluntários e coloque tudo no papel!