Ciências Exatas, Engenharias, Arquitetura e Design, essa é a última área que vamos tratar por aqui. 

Neste post, você vai conhecer quais cursos a formam e um pouquinho sobre cada um deles. Quer saber mais? Continue a leitura do texto! 

Arquitetura e Urbanismo 

No curso de Arquitetura e Urbanismo da Univille, o acadêmico vivencia a realidade da profissão desde o primeiro ano do curso, analisando os projetos de construções e situações reais. Para isso, conta com estrutura completa de laboratórios e professores qualificados com experiência de mercado. 

Nas primeiras séries conhece, compreende e enriquece o repertório de estética arquitetônica a partir de estudos históricos. Alicerça sua trajetória profissional dominando os elementos estruturais de projeto, planejamento urbano, paisagismo e meio ambiente.

Desenvolve habilidades de desenho e aprende a projetar com o uso de softwares específicos da área, dialogando com o mercado desde o princípio. 

Ao concluir a graduação, o egresso recebe o título de arquiteto e urbanista e está apto para atuar, planejando e coordenando a construção de casas, edifícios e espaços coletivos de acordo com as normas técnicas e responsabilidades legais. 

O curso de Arquitetura e Urbanismo é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 10 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Arquiteto e Urbanista. 

Design 

A Univille disponibiliza um grande número de cursos na área do Design. São eles: 

Animação Digital 

O curso prepara o acadêmico para projetar e desenvolver animações digitais ou analógicas usando técnicas de ilustração, animação 2D e modelagem 3D.

Com essas habilidades, é possível dar movimento a produções visuais para filmes, desenhos, curtas-metragens, publicidade, games, aplicativos de celular, entre outros.

Poderá trabalhar em locais como estúdio de cinema, emissoras de TV ou até como autônomo, atuando como colorista, design de personagem, direção, edição, efeitos visuais, infografista, modelagem 3D ou produção.

Aqui na Univille, você conta com laboratórios equipados e estúdio de fotografia e audiovisual para colocar em prática todo conhecimento adquirido em sala de aula. 

O curso de Design — Animação Digital é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 8 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Bacharel. 

Jogos Digitais 

O curso prepara o acadêmico para o desenvolvimento e criação de jogos nas diversas plataformas digitais. 

Você poderá atuar em todas as etapas e processos de criação de um jogo, como roteiro, personagens, modelagem, estratégias, finalização, tanto em empresas de desenvolvimento de jogos como de forma autônoma, com seu próprio negócio. 

Aqui na Univille, você irá estudar e desenvolver habilidades de programação e criatividade. E contará com a estrutura da Universidade, que possui diversos laboratórios, como TI, Inteligência Artificial e Audiovisual, para colocar em prática os aprendizados sobre a sua futura profissão.  

O curso de Design — Jogos Digitais é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 8 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Bacharel. 

Gráfico e Digital 

O curso prepara o acadêmico para desenvolvimento e criação de identidade visual, branding, embalagens e diversos materiais gráficos on e off-line. 

Na área gráfica, terá habilidade para criação de logotipos, formatação de páginas de publicações, jornais e revistas, definindo o tipo e tamanho das letras, cores e disposição das imagens. E no meio digital, desenvolvendo interfaces de sites, fames e dispositivos móveis.

Poderá trabalhar em gráficas, editoras, agências de publicidade, produtoras de mídia digital e outras empresas ou como profissional autônomo.

Aqui na Univille, você terá contato com ferramentas inovadoras e a vivência prática por meio de projetos durante o curso, que também interagem com negócios reais. E a estrutura da Universidade conta com diversos laboratórios, como os de fotografia, audiovisual e computação visual, para colocar em prática os aprendizados sobre a sua futura profissão. 

O curso de Design — Gráfico e Digital é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 8 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Bacharel. 

Interiores 

O curso prepara o acadêmico para a organização e decoração de ambientes, residências e comércios, considerando a estética, o conforto, a funcionalidade e a necessidade.

Você irá desenvolver habilidades para escolha de materiais de revestimento e acabamento, iluminação, cores, distribuição dos objetos e poderá trabalhar com desenho de imóveis, decoração e paisagismo, gerenciamento, projeto e sustentabilidade para empresas ou como profissional autônomo.

Aqui na Univille, o estudo é focado para a criação de projetos de mobiliários urbanos, design da superfície, cenografia, vitrinismo e paisagismo. E a estrutura da Universidade conta com diversos laboratórios, como o de Modelos, de Protótipos e de Maquetes, para colocar em prática os aprendizados sobre a sua futura profissão. 

O curso de Design — Interiores é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 5 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Tecnólogo. 

Moda 

O curso prepara o acadêmico para o desenho de roupas, estampas e acessórios considerando a estética e a ergonomia. Você irá desenvolver habilidades para criação de vestidos, calças, jóias, bolsas, calçados e muito mais.

Poderá trabalhar com consultoria, coordenação, estilismo, fotografia, gerenciamento, modelagem, negócios e produção para empresas ou como profissional autônomo.

Aqui na Univille, você estudará materiais e processos têxteis, desenvolvimento de coleções, desenhos e ilustração para moda contando com diferentes estruturas de laboratórios. Além de estúdios de fotografia e ateliês de costura, modelagem e design de jóias para colocar em prática os aprendizados sobre a sua futura profissão. 

O curso de Design — Moda é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 8 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Bacharel. 

Produtos e Serviços 

O curso prepara o acadêmico para desenvolvimento e criação de produtos e serviços, com olhar estético e funcional. 

No desenho industrial, trabalhará com produtos de consumo, como eletrodomésticos, mobiliário e lustres ou na criação de instrumentos e equipamentos médicos e odontológicos, podendo também desenhar peças da construção civil, como azulejos e cerâmicas.

Com máquinas e equipamentos, poderá desenvolver peças para serem usadas em fábricas nos processos de produção. E em serviços, atuar com atividades de planejamento e organização de equipes, infraestrutura e comunicação para melhoria de qualidade e resultados.

O Designer de Produto e Serviços, poderá atuar na sua área de formação em empresas ou como profissional autônomo. 

Aqui na Univille, você irá estudar soluções para melhorar a funcionalidade de produtos e serviços com foco na experiência do usuário. E a estrutura da Universidade conta com diversos laboratórios, como de prototipagem, fotografia e 3D, para colocar em prática os aprendizados sobre a sua futura profissão.  

O curso de Design — Produtos e Serviços é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 8 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Bacharel. 

Engenharia Ambiental e Sanitária 

Você já pensou que o simples fato de você preparar um cafezinho gera impactos ao meio ambiente? 

Repare: para passar esse cafezinho foi necessário água, energia e matéria-prima, e, consequentemente, o descarte do filtro sujo, as embalagens, bem como resto de café e de água. E tudo isso gera alterações ambientais, claro, em diferentes escalas. 

Assim como o preparo de um cafezinho, pense nas indústrias ou na cidade em que você vive. Elas consomem recursos para poder operar, ao mesmo tempo em que geram lixo, esgoto, poluentes atmosféricos, entre outros. 

Nesse sentido, é papel do Engenheiro Ambiental e Sanitarista realizar diagnósticos, avaliações e ações de prevenção da poluição do ar, do solo e da água. E aqui na Univille você contará com diversos laboratórios, aulas de campo, resolução de problemas reais e projetos de pesquisa e extensão para a vivência da profissão.  

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 10 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Engenheiro. 

Engenharia Civil 

Você já olhou para uma grande construção e pensou sobre o processo de execução dela? Como Engenheiro Civil, é possível projetar, gerenciar e executar obras de infraestrutura como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. 

Formando-se no curso, você será responsável pelo acompanhamento de todas as etapas de uma construção ou reforma, fazendo análise do solo, insolação, melhor aproveitamento da ventilação local, cuidando da estabilidade da edificação e segurança de seus usuários.

Além de projetos estruturais, o profissional pode trabalhar em setores como inspeção, fiscalização, perícia, saneamento e transporte, visto a interdisciplinaridade dos assuntos abordados na graduação. 

Aqui na Univille, você poderá por seus conhecimentos em prática em laboratórios como o de hidráulica, mecânica dos solos e materiais. Nesses espaços terá a oportunidade de aprofundar os estudos sobre elementos fundamentais da construção civil, como concreto, argamassa, blocos, tijolos cerâmicos, entre outros. Diferencial do curso para atuar com segurança no mercado de trabalho.  

O curso de Engenharia Civil é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 10 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Engenheiro. 

Engenharia de Controle e Automação 

Você já parou para pensar como os equipamentos e ferramentas de grandes indústrias são desenvolvidos, operacionalizados e recebem a manutenção adequada? Parece muito complexo, principalmente na evolução constante das tecnologias de automação industrial, de comunicação e informação. 

Por isso, o curso de Bacharelado de Engenharia de Controle e Automação tem uma formação sólida para o desenvolvimento das habilidades deste profissional que poderá criar os próprios sistemas, realizar a operacionalização ou realizar a manutenção e suporte dos processos já implantados.   

Aqui na Univille a sua formação tem foco na teoria, na prática e nas vivências com a comunidade. São laboratórios, espaços de ensino, programas e projetos de pesquisa e extensão, que contribuem para sua participação em uma sociedade melhor e na construção da sua carreira profissional. 

O curso de Engenharia de Controle e Automação é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 10 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Engenheiro de Controle e Automação. 

Engenharia de Materiais 

O profissional de Engenharia de Materiais pode trabalhar na área industrial, com pesquisa de novos materiais e de produtos ideais para diferentes tipos de necessidades e processos tanto para novos materiais como para produtos já existentes, dentro das áreas de Aços e Ligas, Biomateriais, Cerâmicas, Compósitos, Nanocompósitos, Fibras Óticas, Ligas Refratárias, Materiais Recicláveis e valoração de resíduos, Metais Estruturais, Polímeros de Engenharia, Semicondutores, Supercondutores e Vidros.

O engenheiro de materiais é apto para o mercado dos setores metalúrgicos, siderúrgicos, construção civil, petroquímica, cerâmicos, entre outros. 

Na Univille, o acadêmico aprenderá a aplicar conhecimentos lógicos, científicos e tecnológicos, além de projetar e coordenar projetos e serviços na área da engenharia de materiais. Terá acesso a laboratórios equipados, aulas multidisciplinares, participação em projetos de pesquisa e atividades curriculares de extensão. 

Os estudantes formados poderão trabalhar em processos de extração de matérias-primas, indústrias de transformação, prestação de serviços, assistências e consultoria e pesquisa de desenvolvimento científico e tecnológico, tanto na área de metais, polímeros e cerâmicas. 

O curso de Engenharia de Materiais é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 10 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Engenheiro de Materiais. 

Engenharia de Produção 

O curso de Engenharia de Produção da Univille capacita os acadêmicos para gerenciar recursos materiais e financeiros, a fim de elevar a produtividade e rentabilidade das organizações. O profissional pode desempenhar as suas atividades tanto nas áreas industriais, seja nos processos produtivos propriamente ditos, como em outros setores. 

Atua na gestão de processos e projetos que envolvem custos, logística, planejamento, pessoas, materiais, meio ambiente e qualidade, sendo responsável pela implantação de tecnologias para automação e troca de dados, ações relacionadas com os conceitos da Indústria 4.0. 

Na Univille, o acadêmico do curso alia conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais que o auxiliam no desenvolvimento de suas habilidades e o preparam para o mercado profissional.

Usufrui de ampla infraestrutura de laboratórios específicos da área para pôr em prática os aprendizados de sala de aula e tem contato com empresas e profissionais de destaque na região, favorecendo o networking e ingresso no mercado de trabalho.  

O curso de Engenharia de Produção é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 10 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Engenheiro de Produção. 

Engenharia de Software 

Softwares são programas que permitem realizar funções, tarefas ou atividades em dispositivos tecnológicos. E o engenheiro de software pode assumir a gestão de projetos de criação ou diretamente no desenvolvimento de programas, aplicativos e jogos. 

O Brasil está entre os países com maior investimento em tecnologia no mundo e os brasileiros estão cada vez mais utilizando seus celulares, aplicativos e redes sociais, o que gera muita demanda de desenvolvimento de novos aplicativos e novas funções para eles. Então, se você curte tecnologia e quer aprender mais sobre softwares, esse é o curso que pode te ajudar. 

A Univille oferece estrutura completa com ferramentas atualizadas, eventos, palestras, projetos e interação com profissionais do mercado. Além da parceria com a Microsoft, que oferece seu material didático oficial e programa educacional, e o acesso a licenças da IBM – Bluemix. 

O curso de Engenharia de Software é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 9 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Bacharel. 

Engenharia Elétrica 

A energia elétrica é imprescindível para que as indústrias possam manter suas máquinas, para utilizarmos equipamentos elétricos e eletrônicos, além de outras necessidades de nossas cidades. 

Por isso, o curso de Engenharia Elétrica é responsável pela formação de profissionais que atuam na geração, distribuição e transmissão de energia elétrica. Além disso, o curso prepara o estudante para atuar no desenvolvimento de projetos e manutenção de equipamentos eletrônicos e projetos de instalações elétricas. 

Aqui na Univille, você estará preparado para resolver de forma criativa e resolutiva todos os problemas ligados à área de Engenharia Elétrica, levando em consideração os aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais. Além disso, a Universidade conta com uma estrutura de laboratórios para que você possa colocar em prática o conhecimento adquirido em sala. 

O curso de Engenharia Elétrica é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 10 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Engenheiro Eletricista. 

Engenharia Mecânica 

A área mecânica é fundamental para a existência de máquinas, equipamentos e veículos e a cidade de Joinville é um grande polo metalmecânico, gerando muitas oportunidades no mercado de trabalho da região. 

No curso de Engenharia Mecânica da Univille, os estudantes adquirem conhecimentos para projetar, fabricar e supervisionar diversas máquinas e sistemas mecânicos, bem como gerir equipes e projetos de indústrias. Além da metalmecânica, a siderúrgica, a agroindústria, as montadoras automobilísticas, no setor de energia e também com mecatrônica e bioengenharia. 

Para o aprendizado completo, você contará com Softwares de Simulação e Modelagem 3D, além de laboratórios modernos como de Automação Eletrotécnica, Máquinas térmicas, Veículos automotivos e Usinagem. Também terá o apoio de professores com experiência de mercado que poderão incentivá-lo e abrir portas para o mercado de trabalho.  

O curso de Engenharia Mecânica é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 10 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Engenheiro Mecânico. 

Engenharia Química 

A Engenharia Química atua nas indústrias em processos onde diferentes matérias-primas são transformadas em produtos químicos e petroquímicos de interesse para a sociedade, como tintas, plásticos, têxteis, papel, celulose, entre outros.  

Essa transformação se dá em etapas, desde o tratamento da matéria-prima, o processamento, separação, purificação e controle da qualidade dos produtos. São atribuições do engenheiro químico o projeto, a construção e operação das plantas industriais para a fabricação dos produtos. 

Na Univille, os acadêmicos do curso têm acesso a uma formação abrangente e completa. Além do aprendizado teórico em sala de aula, possui práticas em laboratório, visitas técnicas, e diversas oportunidades em projetos de pesquisa e extensão.

O egresso é capacitado para responder de forma inovadora aos desafios da sociedade em transformação, bem como às necessidades emergentes das novas áreas de atuação no mercado de trabalho. 

O curso de Engenharia Química é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 10 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Engenheiro Químico. 

Estatística 

O campo para o profissional da Estatística está em expansão! As grandes bases de dados conhecidas como big data necessitam de especialistas em coleta, análise e tratamento de dados numéricos de estudos de Economia, Engenharia, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, entre outras.   

Você poderá atuar em indústrias e segmentos de finanças, comunicação, pesquisa, computação, entre outros setores para atuar na redução de custos, maximização de lucros, projeções de mercado, levantamento de perfil de consumo, análise de dados e auxílio na tomada de decisão. 

Na Univille, o estudante estará em frequente colaboração com cursos de outras áreas, permitindo uma grande variedade de formações possíveis, além de contar com um Parque de Inovação Tecnológica inserido dentro da Universidade.  

O curso de Estatística é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 8 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Estatístico. 

Fotografia 

Tem um olhar sensível e quer registrar momentos profissionalmente? O curso superior em Fotografia te ensinará a dominar máquinas, lentes, filmes, iluminação, enquadramento, tratamento e manipulação de imagens para ser um profissional completo. 

O curso desenvolve nos acadêmicos habilidades técnicas para criar e planejar projetos fotográficos em diversos campos de atuação, como cobertura de eventos, fotografia em estúdio, fotojornalismo, restauração e conservação, dentre outros. 

Na Univille, o estudante é incentivado a explorar seu potencial crítico e criativo em produções autorais, além da participação em trabalhos acadêmicos, tanto em parcerias externas quanto em pesquisas e projetos dos professores. 

A Universidade também conta com um Centro de Artes e Design, onde há estúdios de fotografia modernos e equipados, laboratório de revelação e ampliação fotográfica. 

O curso de Fotogragia é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 6 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Tecnólogo. 

Inteligência Artificial 

Quantas vezes você já conversou com o seu celular por comando de voz para realizar alguma tarefa? Algumas vezes, não é mesmo?! A Inteligência Artificial está cada vez mais presente em nossas vidas, nas ferramentas de trabalho, transporte, bancos, educação e agricultura, contribuindo para que processos sejam mais tecnológicos e práticos. 

Aqui, no curso de Bacharelado em Inteligência Artificial da Univille, o estudante terá uma formação profissional para desenvolver habilidades e competências para integrar os sistemas de inteligência artificial e sistemas de software, gerenciar projetos de inteligência artificial e desenvolver propostas inovadoras. 

Tudo isso de uma forma teórico-prática, em laboratórios equipados com modernos equipamentos, que contribuem para a formação de qualidade do profissional que atuará no mercado de trabalho. 

O curso de Inteligência Artificial é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 9 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Bacharel. 

Sistemas de Informação 

Sempre gostou de informática e adora explorar seu computador e as novas tecnologias? O curso de Sistemas de Informação pode transformar o seu hobby em uma carreira promissora. A cada dia nasce uma nova tecnologia e com isso, novas oportunidades no mercado de trabalho. 

Os acadêmicos do curso são capacitados para gerenciar de forma inovadora o fluxo de informações que percorrem a rede de computadores, com atividades que aliam noções de inteligência artificial, banco de dados, algoritmos e todas as aplicações para internet e dispositivos móveis.  

Uma vez formado, você poderá atuar em grandes organizações ou como profissional autônomo com Gestão infraestruturas de TI, Growth Hacking, Suporte Técnico, Big Data, entre outros. 

A Univille possui estrutura de laboratórios com as melhores ferramentas e um corpo docente com experiência de mercado para sua formação completa e fácil inserção no mercado de trabalho. 

O curso de Sistemas de Informação é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 9 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de Bacharel. 

Para receber informações sobre os processos seletivos, bolsas de estudo, financiamentos e mais, você pode realizar sua inscrição aqui

* Consulte o quadro de cursos atualizado em cada processo seletivo.