Joinville está no mapa da ação global voluntária de combate ao desperdício de alimentos que será realizada em várias cidades do mundo neste sábado, dia 27 de abril. O Disco Xepa Day 2019 na cidade é promovido pela rede jovem do movimento Slow Food (SFYN) em parceria com o curso de Gastronomia da Univille e o projeto de extensão Sabor de Sobra. A ação vai acontecer das 16 às 18h, na Expoville. Na edição do ano passado, em mais de 100 eventos em todo o mundo, 20 mil quilos de alimentos que seriam jogados foram transformados em 40 mil refeições gratuitas.

Nos dias 25 e 26, voluntários vão coletar, higienizar, cortar e cozinhar a chamada xepa, ou seja, utilizar todo o alimento que iria para o descarte por não se enquadrar nos padrões de estética comercial. Todas as preparações serão feitas no dia 27 e distribuídas gratuitamente ao público, ou com uma contribuição espontânea.

Para além de uma ação de sustentabilidade alimentar, a Disco Xepa Day é um evento artístico e musical que reúne jovens, estudantes, crianças, idosos, cozinheiros, nutricionistas e todos os simpatizantes pela causa do desperdício de alimentos em nosso planeta. “A ideia é incentivar as pessoas a refletir sobre o tema, além de proporcionar momentos de convivência e diversão”, explica Yoná Dalonso, pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univille.

O sabor de sobra

O projeto dissemina as práticas sustentáveis do consumo alimentar com oficinas gastronômicas para a comunidade, estudantes de gastronomia e profissionais da área de alimentos. E, além disso, promove ações de que estimulem o fim do desperdício de alimentos e que incentivem práticas alimentares alternativas e criativas.

Desperdício

Estima-se que um terço dos alimentos destinados ao consumo humano seja jogado fora, o equivalente a 1,3 bilhões de toneladas, enquanto 1 bilhão de pessoas passam fome, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU).

O quê:  Disco Xepa Day 2019

Quando: sábado, dia 27/04, das 16h às 18h