O debate sobre o desenvolvimento e a internacionalização de pesquisas científicas em turismo que tenham como tema o Brasil vai reunir cerca de 200 pesquisadores brasileiros da área com mais ampla inserção internacional entre os dias 22 e 24 de maio na Univille. É a terceira edição do Fórum ABRATUR, realizado pela Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil e patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e vinculado ao vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade. A abertura, no dia 22, será na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, às 18h.

Participam do Fórum também pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação em áreas correlatas, como administração, geografia, economia, planejamento urbano, sociologia, política, antropologia e educação. Entre os conferencistas internacionais estão Brent Moyle, da Universidade de Sunshine Coast (Austrália), Júlia Maria Lourenço, da Universidade do Minho (Portugal), Juan Carlos Picón Cruz, da Universidade Nacional de Costa Rica e Miguel Moital, da Universidade de Bournemouth (Reino Unido).

“A proposta é compartilhar experiências diferenciadas de estágios de pesquisa que visem a internacionalização dos estudos científicos na área do turismo. Mais de 100 trabalhos foram submetidos à apreciação”, destaca Yoná Dalonso, presidente da comissão organizadora do Fórum ABRATUR 2019 e pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univille. Segundo ela, os melhores trabalhos serão selecionados para submissão a duas revistas científicas de maior impacto no Brasil, a Turismo em Análise (RTA), da USP, e a Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.

Yoná vai apresentar trabalhos desenvolvidos pela Universidade em Joinville, entre eles o projeto de pesquisa com a Fapesc que trata da importância do segmento de negócios e eventos no município e o projeto de extensão em parceria com a CDL A Boa Mesa, de capacitação da cidade para receber bem o turista.

O Fórum é bienal, e a novidade dessa 3ª edição é a realização de workshops destinados a mestrandos e doutorandos. “A ideia é promover bate-papo com o objetivo de contribuir para melhorar os métodos de internacionalização das pesquisas em turismo, direcioná-las para um impacto internacional”.

Academia

A ABRATUR é uma academia criada por iniciativa de pesquisadores e voltada para o desenvolvimento da pesquisa internacional tendo o Brasil como objeto de investigação. Tem cerca de 50 pesquisadores de todas as partes do país como membros.

O quê: Fórum ABRATUR 2019

Quando: 22 a 24 de maio

Onde: auditório da Univille (conferências)

Quanto: R$ 188,00

Informações:
abratur@univille.br
www.abratur2019.com.br

22/05 - Quarta-feira

10h - Visita técnica ao Roteiro Viva Ciranda (visita monitorada em propriedades do turismo rural de Joinville)

14h - Momento Network

16h30 - Visita técnica à Escola do Teatro Bolshoi do Brasil

18h - Abertura do Fórum

23/05 - Quinta-feira

9h – Conferência ‘Advances in International Tourism Research’*, com Brent D. Moyle, da Universidade de Sunshine Coast (Austrália); moderador: Prof. Dr. Sérgio Leal, Diretor da ABRATUR (UFPE). *Conferência em inglês, sem tradução simultânea.

10h30 - Café com prosa

11h 12h30 - Apresentação de trabalhos (Sessões 1, 2, 3, 4 e 5)

14h - Apresentação de trabalhos (Sessões 6, 7, 8, 9, e 10)

15h30 - Café com prosa

16h – Conferência ‘Revisão da literatura de nível internacional: o que deverias saber, mas nunca ninguém te falou’, com Miguel Moital, da Universidade de Bournemouth (Reino Unido); moderador: Glauber Eduardo de Oliveira Santos, editor-chefe da Revista RBTur (USP)

17h30 – Conferência ‘O Ensino e a Pesquisa do Turismo na Mesoamérica’* Palestrante: Juan Carlos Picón Cruz, da Universidade Nacional de Costa Rica (UNA); moderador: Alexandre Panosso Netto (USP). *Conferência em espanhol, sem tradução simultânea

19h - Encontro dos membros da ABRATUR no Espaço de Integração Univille

24/05 - Sexta-feira

9h - Conferência ‘Turismo e Patrimônio cultural: a internacionalização da pesquisa a partir da experiência com a Cátedra da Unesco’, com Silvia Helena Zanirato (USP) e Vander Valduga (UFPR); moderadora: Ilanil Coelho (Univille)

10h30 - Café com prosa

11h às 12h30 - Apresentação de trabalhos (Sessões 11, 12, 13, 14 e 15)

14h - Visita técnica ao Roteiro Viva Ciranda (visita monitorada em propriedades do turismo rural de Joinville)

14h - Supervisor Workshops (opcional).

‘A dor e a delícia da orientação de doutorandos’, com Guilherme Lohmann, da Universidade de Griffith (Austrália)

‘Moderação e Análise Quantitativa em Pesquisas’, com Júlia Maria Lourenço, da Universidade do Minho (Portugal)

‘Método para a publicação nas principais bases de dados relacionadas com o Turismo’, com Paula Cristina Almeida Cadima Remoaldo, da Universidade do Minho

15h30 - Café com prosa

16h - Eleição para a próxima sede do evento e anúncio dos trabalhos premiados – fast track Revista Turismo em Análise e na Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo.

(foto: Tereza Torres /Setur)