Em tempos de distanciamento social, asr práticas integrativas e complementares ganharam mais adeptos pela grande possibilidade de aplicação em casa, um bom caminho garantir saúde e bem-estar.

Um dos exemplos é a meditação, que inclui exercícios respiratórios e já figura entre as unanimidades no mundo inteiro por seus benefícios. “Muitos estudos demonstram o quanto a meditação influencia no aumento da oxigenação dos tecidos, ajuda a viver o momento presente, eliminando assim o excesso de pensamento que corrobora para crises de ansiedade”, ressalta Ana Paula Filippi, coordenadora do curso superior de Naturologia da Univille. Segundo ela, muitas escolas que adotaram essa modalidade de terapia para alunos em fase escolar observaram melhora na retenção de conteúdo e aumento do desempenho nas atividades.

Para auxiliar no equilíbrio das emoções e proporcionar consciência dos nossos processos internos, a professora indica os florais. “Estimulam sentimentos como o amor, a fé, a esperança, a alegria, coragem e paz, além de outras qualidades necessárias para que cada pessoa possa enfrentar a vida e as doenças de forma mais equilibrada”, destaca. Com benefícios adicionais: além de despertarem o potencial de autocura que toda pessoa possui, afirma Ana Paula, também melhoram a fluência de energia física, mental e emocional.

Os óleos essenciais são mais uma alternativa do universo terapêutico muito valorizada. “São verdadeiros aliados para um ambiente protegido, já que os componentes químicos dos óleos essenciais podem ter propriedades antissépticas, bactericidas e antivirais. Cada um tem efeitos fisiológicos e emocionais e são considerados ideais para momentos como esse”, finaliza.