O professor dos cursos de Farmácia e Medicina da Univille Luciano Henrique Pinto foi eleito secretário da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Por indicação da Univille, ele é um dos conselheiros do órgão deliberativo, com participação como membro até 2022, e atua como coordenador da Comissão de Educação Continuada, onde desenvolve pesquisa na área de saúde coletiva de interesse do CMS.   

Na nova função, vai auxiliar o presidente na elaboração de pautas, receber as demandas e gerenciar as comissões do CMS. “Foi uma imensa satisfação ouvir dos conselheiros e dos demais presentes que a Univille vai além de ‘formar profissionais’, sendo uma parceira em várias instâncias em seus projetos de pesquisa e extensão e nos serviços prestados!  Muito gratificante tudo isso!”, comemorou o professor.  

Sua mais recente contribuição ao Conselho Municipal de Saúde foi um alerta sobre grave risco à saúde identificado em sua pesquisa de Doutorado em Saúde e Meio Ambiente da Univille, concluído em 2019. No estudo, descobriu impacto ambiental e de saúde provocados por resíduos de medicamentos e efluentes de análises clínicas em Joinville. Além de mostrar os resultados do estudo, o professor apresentou propostas de solução por meio de uma série de ações