A acadêmica do curso de Engenharia de Software - Bacharelado da Univille, Sabrina Boing Moreira, defendeu o seu Trabalho de Conclusão de Curso na noite desta segunda-feira (20/07) e apresentou a “Aplicação da Normativa NBR ISO 18308: 2013 no desenvolvimento de um Registro Eletrônico de Saúde – RES”. No TCC, ela apresentou o desenvolvimento de um software que auxilia equipes médicas no acompanhamento e diagnóstico precoce do Acidente Vascular Cerebral – AVC.

O trabalho foi motivado a partir da vivência da acadêmica como bolsista no Projeto de Pesquisa FASUS da Univille, que estuda a prevalência de Fibrilação Atrial em Idosos no Sistema Único de Saúde (SUS) e foi idealizado pelo professor Norberto Cabral, médico e atuante pesquisador do AVC no sistema de saúde de Joinville. Cabral faleceu no ano passado e foi reconhecido nacional e internacionalmente por suas pesquisas e estudos pioneiros. Outro motivador da estudante foi a falta de publicações científicas relacionadas à NBR, principalmente a sua aplicabilidade.

O software desenvolvido por Sabrina serve de apoio para toda a equipe de assistência desde o primeiro contato com o paciente, pois permite a inserção de dados preventivos como idade, gênero, cálculo de índice de massa corpórea (IMC), histórico de visita e uso medicamentos, além de identificar em qual Unidade de Saúde os pacientes são atendidos, seus relatos e queixas em cada consulta.

Os dados clínicos, lançados no software, também permitiriam o cálculo da escala CHA2DS2-VASc, que identifica os riscos de um paciente com Fibrilação Atrial desenvolver um coágulo e, possivelmente, um AVC. Assim, toda equipe de saúde pode monitorar, gerar um banco de dados clínicos confiável e seguro, além de auxiliar no tratamento preventivo.

Sabrina concluiu em sua pesquisa que o software foi promissor para a aplicação da NBR, pois tem os pré-requisitos básicos para a funcionalidade de um Registro Eletrônico de Saúde. Ao final de sua apresentação, a estudante agradeceu os professores que auxiliaram em sua pesquisa, em especial ao orientador professor Paulo Marcondes Bousfield e ao idealizador do software, Professor Norberto Cabral (in memoriam).