Em visita hoje (02/06) ao reitor da Univille, Alexandre Cidral, o deputado federal Coronel Armando reiterou o apoio ao projeto de revitalização do Complexo de Atletismo Lauro Holzapfel, instalado no campus de Joinville. O deputado, que veio acompanhado do vereador Fábio Dalonso, é autor da emenda parlamentar que destina R$ 2,5 milhões para o projeto, em tramitação desde o ano passado. A emenda aguarda análise técnica do Ministério da Educação (MEC) para posterior empenho (reserva formal de pelo Governo do dinheiro que será investido). “A liberação dos recursos para a pista de atletismo deve ser postergada por questões orçamentárias relacionadas à pandemia, pois os recursos para a saúde são prioridade nesse momento”, enfatizou o parlamentar.
 

Os projetos estrutural e arquitetônico do complexo, largamente utilizado por atletas e paratletas de atletismo nos últimos 30 anos, já estão prontos, segundo destacou no encontro o pró-reitor de Infraestrutura, Gean Cardoso de Medeiros. A pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, que acompanha o andamento da emenda parlamentar, também participou da reunião.

 Revitalização

O projeto prevê, além do sistema de drenagem pluvial, a renovação da estrutura de apoio, que vai ganhar novos espaços. A estrutura de apoio compreende arquibancada, sala de arbitragem, cabine de transmissão de competições, sala de administração, copa, vestiários, depósito para equipamentos, banheiros, academia e elevador. A revitalização inclui ainda a implantação de sistemas ligados à sustentabilidade ambiental como captação de energia solar, com placas fotovoltaicas, pavimentação e paisagismo.

 A pista é utilizada para a realização de competições e sede de treinamentos de atletas e paratletas de várias instituições da cidade – ADEJ, Corville, Fesportes, Cepinho, Federação Catarinense de Atletismo, 62º Batalhão de Infantaria, Polícia Militar e Associação dos Amigos do Vôlei de Joinville. O uso do complexo, que tem entre os objetivos estimular a prática do esporte e atletismo em estudantes de escolas públicas, beneficia cerca de 800 pessoas, entre alunos da Univille, atletas da Secretaria de Esportes (nas diversas modalidades) e a comunidade que participa de projetos de extensão universitária ligados à cidadania, inclusão e reabilitação.

Nos últimos três anos, a Univille investiu na reforma e revitalização de quatro espaços esportivos, entre os quais três ginásios, dois deles reinaugurados no ano passado.